Skórbnoie Bestchúvstvie / Mournful Unconcern (1983 – RUS)
Começa com um casal dançando, roupas e canção típicas dessa região menos conhecida da Europa. Logo a seguir, alguma imagem de arquivo de George Bernard Shaw (cujo livro A Casa de Orates serviu de inspiração a este filme). Sensação de Guerra ecoa pelo ar.
Não aparenta muito com um filme de Aleksandr Sokurov, personagens excêntricos, fotografia clara e nítida. Mas há o fétido, a morte como um dos temas, além de outras características que ele experimentava nesse início de carreira que depois seria obsessões suas.
Uma mansão com personagens non-sense, enlaces amorosos, promiscuidade, personagens em fuga das tragédias iminentes daquele início de século, vivendo numa espécie de realidade paralela, amendontrados, porém despreocupados. Sokurov está lá provocando a humanidade, dessa vez num outro ritmo, musica e dança, com clara diferença estética, e filosofias metafísicas quase incompreensíveis.
[…] Comentada: 1974 Os Empregos Mais Mundanos | 1983 Dolorosa Indiferença | 1989 Salvai e Protegei | 1992 A Pedra | 2001 Elegia de uma Viagem […]
CurtirCurtir