Antes da Meia-Noite

antes_da_meia_noiteBefore Midnight (2013 – EUA) estrelaestrelaestrelaestrelaestrela_cinza

Foram mais nove anos de espera sobre o “o que teria ocorrido em Paris com Celine (Julie Delpy) e Jesse (Ethaw Hawke)?” Na Grécia a resposta. O olhar de Richard Linklater continua leve sobre os personagens, acompanhando os dois em conversas durante caminhadas ou dentro de um carro (longa cena sem cortes).

Sobretudo um filme sobre o amor, de uma forma pé-no-chão, como se a maturidade tivesse finalmente chegado aos corações dos dois (nos outros filmes o amor era mais romântico, já os temas debatidos com certo grau de maturidade). Crises, inseguranças, dúvidas, todo o misto de choque de emoções estão presentes nessa longa história de idas e vindas, Celine e Jesse são como nós, um casal de altos e baixos. E adoram argumentar, defendem e atacam, e nisso o texto e o ritmo dos diálogos vão além do maravilhoso, atingem o real.

Nada pode ser mais real do que insinuações, divididas com questões do dia-a-dia, permeadas pela beleza de um local paradisíaco, enquanto falam de trabalho e sexo (e como falam de sexo).  Chega um ponto em que a relação de Celine e Jesse se dissocia de qualquer relação que o público já tenha vivido, por outro lado ela é cada vez mais possível e presente nas memórias e experiências de cada um. Porque eles não passam de pessoas, com individualidades, opiniões, e corações transbordando de emoção. Eles são de carne e osso, amam e brigam e tem dúvidas como nós, são a própria representação de um casal idealizado por uma geração, se filmarem 50 filmes nos emocionaremos 50 vezes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s