Ai Weiwei Never Sorry

aiweiweineversorryAi Weiwei Never Sorry (2011 – EUA) estrelaestrelaestrela1_2estrela_cinzaestrela_cinza

Alison Klayman acompanhou, durante três anos, a vida do polêmico artista plástico chines Ai Weiwei. O documentário é mais uma forma de colocar Weiwei, e seu enfretamento ao governo chines, em destaque para o mundo. Por isso mesmo, trata-se de um documentário chapa branca, protocolar, que jamais o confronta.

A força de Weiwei e sua representatividade são inestimáveis, indiscutíveis. E esse material funciona para pontuar aos leigos sobre quem é, quais são suas questões políticas e em como a cúpula chinesa tem tentado minar sua força, inventando até razões para mantê-lo sobre carcere. O foco, como já era esperado, parte da obra de um artista, para sua visibilidade como ativista. Weiwei é perseguido, acusado, mas nunca perde a compostura.

Porém, apesar de tantas admiráveis atitudes, de tanta coragem, Weiwei prova que a ética de um é diferente da ética do outro. Se na esfera política ele corre riscos, luta pela igualdade, liberdade de expressão, justiça, na esfera pessoal descobrimos que a ética de Weiwei foi adaptada ao seu bel prazer. Muitos podem achar isso besteira, afinal a sociedade já se corrompeu a aceitar, mas quem defende justiça e outros aspectos morais, com tamanha veemência (e razão) não pode ter atitudes questionáveis, e um filho fora do casamento não é pregar a justiça/igualdade dentro de sua própria casa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s