Sexo, Mentiras e Videotape

sex_lies_and_videotape_im_impotent Sex, Lies and Videotape (1989 – EUA) estrelaestrelaestrelaestrela_cinzaestrela_cinza

Era criança, mas lembro, bem, de um desses seminários de escola e um grupo da minha classe trouxe os 10 filmes mais alugados nas videolocadoras do mês anterior. No fim da lista estava o filme de um tal de Steven Soderbergh, o título com palavras fortes e intrigantes me deixava ainda mais curioso. Muitos anos e filmes de Soderbergh se passaram, e só agora fui descobrir seu premiado primeiro trabalho, importante também como um dos expoentes do cinema independente americano que surgia.

Pode-se notar nele uma oxigenação, alguém fugindo da cartilha que todos seguiam. Não exatamente com vibração, mas uma forma de tratar a imagem que penetrava nos personagens, que os aproximavam do público com angulações de câmera inusitadas, planos fechados e uma tensão latente.

Por outro lado, uma ingenuidade infinita em tratar o tema. A infidelidade entre casais, e pessoas movidas pelo desejo sexual de um lado, convivendo com puritanos ou losers presos à romances adolescentes que sofrem pela ingenuidade. O intrigante de Soderbergh está nas fitas, em seus conteúdos, na maneira como cada um lida com uma câmera fixa tentando falar abertamente de sexo. Essa coisa tão datada anos 80, essa repressão sexual que ficou tão ultrapassada, a comparação atual apenas acentua as imperfeições do estreante (que acabou enveredando pelo cinema dos estúdios e hoje filma qualquer roteiro e sai dizendo que esse será o último filme porque vai se aposentar).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s