The Wind Rises / Kaze Tachinu (2013 – JAP)
Hayao Miyazaki declarou estar de aposentando com esse filme, exatamente quando ele deixa de lado as animações mais infantis, ao retratar a interessante biografia de Jiro Horikoshi. Se bem que, o cineasta não perde suas origens, seu filme guarda doçura e o mundo de fantasia de seus trabalhos anteriores. Abordando desde a infância de sonhos de Jiro, em ser um designer de aviões, passando pelo romance e a dedicação do engenheiro, já na fase adulta.
A grande beleza desse trabalho de Miyazaki é de trazer elementos fortes como terremoto no Japão, e suas consequências, além da Segunda Guerra e a aproximação japonesa dos Nazistas. Por outro lado, o cineasta japonês recicla muito de outros filmes seus, fato que pode ser visto como autohomenagem, mas também como um desgaste criativo. De todas as formas, fazem The Wind Rises encaixar-se, perfeitamente, no conjunto de sua obra.
Jiro está em busca de realizar seus sonhos, fascinado pela engenharia e novas ideias, enquanto trabalha para a aeronáutica em aviões de guerra – essa dicotomia é pura poesia nos belos traços dos desenhos de Miyazaki. E uma forma de discutir, o quanto fazemos, com amor, coisas que podem ser tão tortas, incompreendidas, ou não bem quistas por todos.
Ah, Mi! Fiquei com uma inveja quando vi este filme na sua lista do Festival… e mesmo sendo “reciclagem”, último pra aposentar, Miyazaki pra mim é maravilhoso, mal posso esperar (embora, deve demorar uns 3 anos pra esse filme estrear por aqui hahaha). E os outros? Quais viu, quais gostou mais?
CurtirCurtir
O que mais gostei foi Blood Ties, seguido do Miyazaki
CurtirCurtir
Ai, desculpa, eu quis dizer: quais o que você mais gostou dos outros Miyazakis que vc viu?
CurtirCurtir
Preferidos? Vamos lá: 1) A Viagem de Chihiro 2) Meu Vizinho Totoro 3) Castelo Animado 4) Princesa Mononoke 5) The Wind Rises 6) Ponyo
CurtirCurtir
[…] The Wind Rises, de Hayao […]
CurtirCurtir
[…] Vidas ao Vento (Hayao Miyazaki) […]
CurtirCurtir