Peixe e Gato

Publicado: outubro 22, 2013 em Cinema, Mostra SP
Tags:, , ,

peixeegatoMahi Va Gorbeh (2013 – IRA) estrelaestrelaestrelaestrelaestrela_cinza

O estômago se remexe levemente desde os primeiros instantes, quando o jovem deixa os amigos no carro para pedir informação de como chegar ao endereço pretendido, e é recebido por dois senhores, pouco simpáticos e mal encarados, que quase lhe confiscam sua carteira de motorista, apenas para dar as direções certas. Trata-se de um único plano-sequencia de 134 minutos, um trabalho de ensaio e sincronismo fabulosos, capitaneados pelo diretor Shahram Mokri.

Ele e sua equipe caminham por um acampamento, os jovens ali se alojam para um festival de pipas, nas redondezas homens que trabalham num restaurante, há citações sobre o restaurante utilizando carne humana, sinistro. A cada novo personagem focalizado, um novo ballet minucioso capaz de integrar todos os personagens, revivendo diálogos já vistos, seguindo um a um dos que aparecem em cena.

peixeegato2Enquanto o suspense é pontuado de forma contínua e presente, Mokri consegue desenvolver grande parte dos personagens e suas interrelações. De antigas paixões a novos namoros, pais superprotetores e aparições fantásticas, o filme segue o estilo narrativo de Elefante (de Gus Van Sant), tornando toda a experiência ainda mais rica e instigante. O vai e vem cronológico, o cuidado para que a câmera esteja sempre em movimento, e que faça sentido, e ainda uma trama envolvente (sem pressa), como um bom vinho que é melhor saboreado aos poucos.

comentários
  1. […] Peixe e Gato, de Shahram […]

    Curtir

  2. Invasion | disse:

    […] iraniano Shahram Mokri já surpreendeu os festivais de cinema há alguns anos com Peixe e Gato, um thriller filmado num único plano-sequencia com serial killers atacando um acampamento de […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s