Quando Meus Pais Não Estão em Casa

iloiloIlo Ilo (2013 – CIN) estrelaestrelaestrela1_2estrela_cinzaestrela_cinza

Quem visita Cingapura hoje, não consegue acreditar, a tamanha crise financeira que o país (tal qual seus vizinhos asiáticos) sofreu em 1997. De alta taxa de desemprego a decisões extremas como suicídios, nada combina com a cidade luxuosa, e extremamente high-tech. Além do caríssimo custo de vida que faz São Paulo não parecer tão cara assim.

iloilo2O cineasta Anthony Chen traz uma pequena autobiografia de sua infância, uma maneira singela de colocar a crise econômica como pano de fundo. O pai (Tian Wen Chen) que esconde da esposa grávida (Yann Yann Yeo) sua demissão. Ela mesma teme por seu emprego assistindo diariamente cortes e mais cortes. Das Filipinas (o título faz referência a uma região do país) chega Teresa (Angeli Bayani), para trabalhar como doméstica, e ajudar a cuidar do arteiro Jiale (Koh Jia Ler).

Essa imigração dos filipinos por outros países asiáticos é outro pano de fundo, porque o filme aprofunda-se mesmo na relação desses quatro na mesma casa. O incomodo do garoto, o ciúmes da mãe, a aproximação com o passar do tempo. Chen filma com singeleza, mas é uma história que se repete em quase todos os lares da classe média mundial, e, se não é narrado pelos olhos do garoto, mantem-se com essa visão mais pueril e tão repetitiva.

Anúncios

2 comentários sobre “Quando Meus Pais Não Estão em Casa

  1. Pingback: 37ª Mostra SP |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s