La Jaula de Oro

Publicado: outubro 29, 2013 em Cinema, Mostra SP
Tags:, ,

la_jaula_de_oroLa Jaula de Oro (2013 – MEX) estrelaestrelaestrelaestrela_cinzaestrela_cinza

O espanhol Diego Quemada-Díez, antes de sua estreia na direção, trabalhou como operador de câmera de cineastas como Ken Loach, Alejandro González Iñarritu, Oliver Stone e Fernando Meirelles. Explica um pouco de seu estilo urgente, sua câmera vibrante, essa sensação presencial a qual o público passa. É quase mais um filme sobre mexicanos cruzando, ilegalmente, a fronteira com os EUA. Quase porque a viagem começa na Guatemala, e o filme é mais sobre a viagem, tanto que os personagens podem desaparecer, mas deixam o bastão a outros que urgem pelo caminho. São guatemaltecos se encontrando com mexicanos, sempre tentando o sonho da fortuna na terra do Tio Sam.

A primeira aparecer é Sara (Karen Martínez) que se veste de garoto, porque assim seria menos difícil conseguir. Na viagem aparece Juan (Brandon López), Chauk (Rodolfo Domínguez), além de muitos outros. Alguns seguirão, outros não, pendurados por trens, ou cruzando regiões inóspitas. Desistir, ou cair nas garras de bandidos, estupradores, ou qualquer tipo de marginais, o destino a cada um pertence, apenas o caminho segue ali à disposição dos aventureiros.

jaula-de-oroQuemada-Díez é mais um desse cinema mexicano de violência e tragédias, se não abusa das cenas de embrulhar o estômago, não deixa de ser mais um a abordar o mesmo tema social, a mesma válvula de escape extenuante (a viagem aos EUA), mas reflexão alguma. Os personagens sofrem, passam fome, se solidarizam, até se estrepar (mesmo realizando objetivos), a câmera é crua, a imagem bruta, e o cinema mais que conhecido.

comentários
  1. […] La Jaula de Oro, de Diego […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s