3x3d3X3D (2013 – FRA/POR) estrelaestrela_cinzaestrela_cinzaestrela_cinzaestrela_cinza

A cada ano, a União Europeia, escolhe uma cidade como a Capital Europeia da Cultura. Dessa escolha, fica fácil imaginar os eventos que ocorrem, ao longo do ano, para promover e celebrar tal escolha. Em 2012, a escolhida foi a cidade portuguesa de Guimarães. Pelo menos dois filmes foram patrocinados por esse evento, um deles é este trabalho coletivo, dito como “experimentos em 3D”.

Peter Greenaway é quem mais se aproximar de relacionar seu trabalho com a cidade celebrada, a idéia de um plano sequencia por um museu (e seu entorno) da cidade, é uma boa forma de resgatar a cultura portuguesa e importantes personalidades. Porém, a sensação de estar transformando a tela grande, num gigante Ipad, faltando apenas a possibilidade de interação do público pelo toque das mãos, está mais para carnaval em 3D, dentro do museu.

3x3_2O português Edgar Pêra vem com humor, brinca com a relação cinema x público, mas não vai além de aborrecer com anomalias digitais e termos provocativos à cinefilia. Já Jean-Luc Godard, que se tornou o maior resmusgão do cinema mundial, segue o que vem fazendo ha décadas: reclamar e embaralhar. Primeiro, ele dá um golpe, seu trabalho praticamente não tem nada em 3D, usando-se de imagens que vão desde o Holoausto, até Othello de Orson Welles, Godard reclama da vida, do mundo, da sociedade, o eterno pessimista.

comentários
  1. […] 3x3D, de Peter Greenaway, Edgar Pêra e Jean-Luc […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s