Azul é a Cor Mais Quente

Publicado: dezembro 5, 2013 em Cinema
Tags:, , , ,

Adele Exarchopoulos Lea SeydouxLa Vie d’Adèle: Chapitre 1 & 2 (2013 – FRA) estrelaestrelaestrelaestrelaestrela_cinza

Talvez a sociedade em geral ainda não esteja pronta para tratar o amor, sem rótulos, como Abdellatif Kechiche insiste em apresentar em sua livre adaptação do HQ, Le Bleu Est une Couleur Chaude, escrito por Julie Maroh. O vencedor da Palma de Ouro em 2013, trata do amor da forma mais intensa e explosiva possível. Aquela coisa inexplicável que vai além do racional, que pode ocorrer à primeira vista, numa mera troca de olhares.

Fala-se tanto das longas e quentes cenas de sexo entre as apaixonadas Adèle (Adèle Exarchopoulos) e Emma (Léa Seydoux), quase que restringindo o filme  a considerar tais cenas chocantes ou calorosas. Mas, Kechiche já causava alvoroço em seu filme anterior, quando os homens estudavam as curvas da Vênus Negra, a tratando como um objeto de estudo pavoroso. Dessa vez, Kechiche substitui essa sensação hedionda pelo amor em momentos de entrega sublime.

azuleacormaisquente2O caso de amor lésbico suscita as descobertas de uma garota de quinze anos, que apenas começava suas experiências sexuais, como também as dificuldades de um relacionamento, as seguranças e imaturidades. É um filme completo, 3 horas que marcam começo, meio e fim, passando por dez anos na vida da protagonista Adèle. Diante de tantos planos fechados, Kechicke explora emoções que muitas vezes não podem ser transmitidas por palavras, seja pelo azul (que está nos cabelos, roupas, decorações), mas nos lábios, olhares, na pele que almeja tocar a outra.

É um filme que explora sua protagonista de maneira inquietante, entre as aulas no colégio e no contato com as amigas, passando pela fase adulta e trabalho, mas principalmente nos momentos à dois (na conversa no bar, no banco da praça). Entre o amor e as aflições, Kechiche filma a beleza da vida, do desejo às frustrações.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s