Nuvens de Maio

Publicado: dezembro 8, 2013 em Cinema, Domingo de Clássicos
Tags:, ,

nuvensdemaioMayis Sikintisi / Clouds of May (1999 – TUR) estrelaestrelaestrelaestrela_cinzaestrela_cinza

Um cineasta de volta à sua cidade Natal, na mente a ideia para um novo filme, utilizando seus pais como atores. O alter-ego de Nuri Bilge Ceylan é Muzaffer (Ozdemir Muzaffer), aquele que se encanta com as paisagens bucólicas da Anatólia da sua infância, que demonstra pouco crédito com a inglória luta do pai, por aquilo que ele considera justo. E também, o que demonstra boa dose de egocentrismo, brincando com futuro das pessoas ou forçando seus familiares a atuarem.

Tudo isso faz parecer Muzaffer um carrasco, trata-se apenas da natureza humana. Cada qual está preocupado com sua realidade, Ceylan presta homenagem a Chekov nessa espécie de conto sobre a natureza humana, e sobre a sua Turquia. O pai (Emin Ceylan) briga por ganhar algumas terras (algo como uso-capião), o filho está mais preocupado com os rolos de filme desperdiçados, e faz pouco caso do jovem que largou o emprego sob a promessa de um trabalho em Istambul.

O pequeno garoto perambulado pelo vilarejo, Ceylan pode estar dividindo sua própria vida em alguns personagens, como pode apenas trazer um olhar doce e aprazível sobre suas raízes. De todos os modos, o faz com singeleza e as nuvens, que tanto permeiam seu cinema.

comentários
  1. […] Seu primeiro longa-metragem (A Pequena Cidade) foi exibido no Festival de Berlim. Nuvens de Maio participou da Mostra Competitiva em Berlim. Em diante sempre esteve presente em Cannes, com todos […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s