Blackfish: Fúria Animal

Publicado: janeiro 16, 2014 em Cinema, Oscar
Tags:

blackfishBlackfish (2013 – EUA) estrelaestrelaestrelaestrela_cinzaestrela_cinza

Partindo da morte de uma treinadora no Seaworld, em Orlando, ocorrida em 2010, a diretora Gabriela Cowperthwaite traça um perfil de toda a história de cativeiro das baleias orcas para parques aquáticos. Mais de 30 anos de acidentes e incidentes, incluindo mortes de diversos treinadores, e todo o trabalho da empresa para proteger sua imagem, acusar por negligência, ou garantir seus interesses.

Nos shows, aquele lindo e impressionante sincronismo entre treinadores e baleiras, manobras perfeitas envolvendo animais e humanos. Cowperthwaite traz a fragilidade da profissão, os perigos que nem eles conheciam, o medo nos depoimentos daqueles que desistiram da profissão depois do última acontecimento fatal.

Qual a diferença das touradas e desses espetáculos com as orcas? Paulatinamente, o documentário afirma que não são animais para viver em cativeiro. A teoria vendida pelo documentário é a de que aquela baleia já havia causado a morte de outros treinadores. Por outro lado é muito fácil ouvir aquelas pessoas que por tantos anos viveram daquela forma, e agora, com um acidente (e acidentes ocorrem em todas as profissões) passam a demonizar aqueles que antes eram os chefes da profissão mais apaixonante do mundo.

Mesmo os não fãs e protetores de animais vão se surpreender com a comoção de algumas cenas (a separação de mães e filhos), e as imagens violentas de vários acidentes ao longo dos anos. Blackfish é contundente, e traz a tona questões que dificilmente vem vem ao domínio público. Afinal, quem pensa no dia-a-dia daquelas orcas?

Anúncios
comentários
  1. […] de Cinema Ambiental, de 20 a 27 de Março, entrada gratuita. Entre os destaques o documentário Blackfish: Fúria Animal […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s