Robocop – O Policial do Futuro

Publicado: fevereiro 16, 2014 em Cinema, Domingo de Clássicos
Tags:

robocopwriterRobocop (1987 – EUA) estrelaestrelaestrelaestrela_cinzaestrela_cinza

Esse foi um dos filmes que marcaram minha infância, tantas vezes lá estava eu vidrado na tv, numa tarde qualquer, revendo o Robocop perseguir os bandidões de Detroit. A ficção-científica futurista dirigida por Paul Verhoeven sempre foi um daqueles “filmes de menino”, e se tornou um sucesso de bilheteria mundial.

Totalmente inserido naquela cultura trash dos anos 80, enquanto o Robocop de Verhoeven diverte os interessados em tiros e violência, trás também uma sátira crítica que se mistura com esse sangue jorrando entre prédios abandonados. Corrupção inescrupulosa da turma do colarinho branco, as disputas do poder, a canastrice que só os filmes daquela década emprestaram aos vilões de cinema. Robocop é um perfeito exemplar dos anos 80, onde se acreditava que num futuro, nem tão distante, as máquinas estariam mais próximas de uma vida “própria”, desse imaginário seria facilmente possível prever um herói cibernético.

De um policial morto em combate nasce o Robocop, que traz a mente humana e a perfeição da máquina. O detalhe é o quão a mente humana ainda é um mistério, e o projeto dá errado quando ele começa a se lembrar de quem era, da família, dos que o assassinaram (engraçado como na memória afetiva de uma criança aquele massacre é tão mais longo e doloroso).

comentários
  1. […] Já no mundo mainstream, Verhoeven filma o facismo claramente em Tropas Estelares, e até mesmo em Robocop e O Vingador do Futuro. A dominação por vias do sexo estão em Showgirls, Traição (outro de sua […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s