A Imagem que Falta

Publicado: fevereiro 18, 2014 em 5 Estrelas, Cinema
Tags:,

aimagemquefaltaL’image Manquante (2013 – CBJ/FRA) estrelaestrelaestrelaestrelaestrela

Não haveria título mais apropriado ao filme. Rithy Panh viveu uma daquelas histórias impressionantes, ainda garoto foi levado algo como um campo de concentração no Camboja após a chegada ao poder do grupo conhecido como Khmer Vermelho. Os comunistas governaram de 1975-1979 e foram responsáveis por um genocídio tenebroso contra qualquer um que fosse considerado inimigo.

Panh tem apenas poucas imagens de arquivo de Pol Plot e outros líderes da Kampuchea Democrática, mas a escassez de recursos não foram obstáculo. Seu documentário consiste de um relato autobiográfico, extremamente poético e simples, sem ser piegas, com a reconstituição de sua história, com bonecos de argila. A fome, o desespero, a violência, tudo retratado por esses bonecos tão simples cujas mãos calejadas dão os retoques finais.

aimagemquefalta2A simplicidade do barroco é contraponto ao poder dos relatos, Pahn faz da singeleza um dos mais potentes documentários dos últimos tempos. Ao mesmo tempo doloroso e equilibrado, sufocante e histórico, mais que um filme, uma obra de arte. Falta-lhe as imagens, sobra criatividade e o poder de contar sua história.

comentários
  1. […] A Imagem que Falta, de Rithy Panh […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s