Robocop

Publicado: fevereiro 24, 2014 em Cinema
Tags:, , ,

robocop_2014Robocop (2014 – EUA) estrelaestrelaestrela1_2estrela_cinzaestrela_cinza

O remake dirigido por José Padilha mais parece um ponto de encontro de Tropa de Elite com o clássico de Paul Verhoeven. Pouca coisa restou para comparar os filmes, e nessa comparação o cineasta brasileiro sai perdendo. Estão lá desde o apresentador de tv influenciável e manipulador (Samuel L. Jackson), os políticos inescrupulosos e corruptos no topo da pirâmide do crime, e até o espírito do invencível e incorruptível que era representado pelo Cel nascimento e agora surge na figura do Robocop (Joel Kinnaman).

Gary Oldman resgata o médico louco e fascinado pela criação de seu Frankenstein, enquanto o policial robô é transformado numa espécie de justiceiro vingador de sua própria história. Dessa forma, toda a carga humana e o embate homem x máquina (que pareciam temas mais fortes da versão de Padilha) são diluídos por essa obsessão em rapidamente culpar e prender aqueles que causaram o atentado que o transformaram no policial cibernético.

Há vilões por todos os lados, alguns deles por razões pouco explicáveis, é a forma de José Padilha tratar a questão da violência onde, exceto o herói e o povo, os demais são todos os que discordam de seus métidos. E finalmente chegamos às cenas de ação, onde o excesso de câmera tremida e o aspecto visual que mais se preocupa com a “jogabilidade” de um videogame dão a perfeita sensação de sermos coadjuvantes num jogo de Counter Strike. Padilha é hábil nesse processo de invasão da favela (no caso galpões cheios de bandidos armados), filma de todos os ângulos, de maneira ágil e alucinante. Pena que o difícil seja distinguir o que se está vendo. Antes o inimigo era outro, agora está em outro lugar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s