The Armstrong Lie

Publicado: março 12, 2014 em Cinema
Tags:, ,

thearmstronglieThe Armstrong Lie ( 2013 – EUA) estrelaestrelaestrela_cinzaestrela_cinzaestrela_cinza

Para nós, brasileiros que não entendemos nada de ciclismo, pouco relevante é a polêmica sobre o dopping de Lance Armstrong. O cara foi o Michael Schumacher das bicicletas, e é por isso que ele causou frisson quando finalmente assumiu o uso de substâncias ilegais em competições na entrevista exclusiva para Oprah. O documentário de Alex Gibney tenta resgatar toda a história ou, mais precisamente, toda a mentira. Nas palavras do próprio Gibney, ele está revoltado por também ter caído nas mentiras, e por isso merece explicações.

A estrutura é toda caótica, e a edição, péssima. Entrevistas vão e vem, temas são encerrados e reabertos, os depoimentos vivem num zigue-zague maluco, e o que Gibney mais consegue é criar confusão ou desinformação. Ele praticamente reconta a história do dopping no ciclismo desde a década de 90. As acusações entre os ciclistas, brigas judiciais, e o quanto Armstrong sustentou a mentira (sendo que ninguém nesse esporte parece competir sem o dopping).

Dentro desse caos, o documentário só consegue ser mais conclusivo quando tenta narrar o retorno de Armstrong ao Tour de France em 2009. Ainda assim, ele reabre temas amplamente discutidos, e insere pequenos comentários que buscam o melodrama. Leigos, saímos entendendo que o esporte caiu numa descrença mundial e virou uma vergonha retumbante que parece não ter conserto. E a história de vida do multi-campeão, que venceu o câncer e 7 vezes o Tour, ficou manchada de uma forma que não existe tempo que possa apagar.

comentários
  1. […] Coutinho, Leon Hirzman, Jorge Furtado, um sobre Dominguinhos ou destaques internacionais como The Armstrong Lie fazem parte da programação [It's All […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s