Pão e Rosas

paoerosasBread and Roses (2000 – ING) estrelaestrelaestrelaestrelaestrela_cinza

Anos de cinema político e ativismo engajado do cineasta britânico Ken Loach. Alguns dos filmes bem sucedidos, outros nem tanto. Sempre tendo o naturalismo como característica marcante, mas, acima de tudo, uma visão esquerdista e altamente crítica ao capitalismo, explorando, prioritariamente, as causas sociais. Dessa vez ele cruzou o oceano, chegou à California, onde trata da imigração ilegal dos latino nos EUA.

Com leve toque de humor, baseando-se em fatos reais, Loach aborda a vida de um grupo de faxineiros não sindicalizados. O foco são as irmãs Maya (Pilar Padilla) e Rosa (Elpidia Carillo), que como todos os imigrantes guardam vidas sofridas, de imensas dificuldades e famílias miseráveis. Seus filmes nunca escapam ao melodrama, como se seus personagens já tivessem sofrido tanto que não vale mais a pena tais exageros. No grupo de latinos sofridos permanecem os sonhos (como a faculdade), mas sob eles paira uma nuvem de desconfiança que não lhes permite nem enxergar direitos, apenas trabalho e suportar as humilhações.

Entra em cena o sindicalista Sam Shapiro (Adrien Brody), a classe se divide, afinal, por mais pobres que sejam há uma estabilidade mínima. Imigração e exploração trabalhista misturadas, as movimentações sindicais, Ken Loach está em casa, com seus temas preferidos, e assim, faz eclodir uma belíssima história de luta e justiça, sem demagogias e heroísmos, no melhor estilo “a vida como ela é”. Talvez seja o melhor filme sobre imigração ilegal já realizado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s