Noé

Publicado: abril 18, 2014 em Cinema
Tags:, ,

noeNoah (2014 – EUA) estrelaestrelaestrela_cinzaestrela_cinzaestrela_cinza

Darren Aronofsky vai provando que não se dá bem com grandes orçamentos. A coisa sai de controle, se torna faraônica, imensa. Fonte da Vida era seu filme mais fraco, e o maior orçamento que Aronofsky havia trabalhado. Agora adaptando parte do Velho Testamento da Bíblia, revivendo a figura de Noé e sua Arca, o orçamento enorme resultou num monstrengo oco.

A força religiosa da história está presente, porém, além da mensagem de Deus que Noé (Russel Crowe) interpreta e leva adiante, o filme foca muito mais nos dilemas de um homem integro em sua fé. E, também, se torna, talvez, o primeiro defensor do ambientalismo da história. Os animais quase não aparecem no filme, e quando aparecem são apenas efeitos especiais. Por outro lado, em dado momento, a história vira um grande filme de ação, com lutas e gente correndo por todos os lados.

Aronofsky deixou tudo grandioso demais, por mais que a história seja realmente definitiva (afinal, o planeta foi inundado e só sobrou quem estava na Arca), há sempre essa necessidade pela emoção, pela disputa, o vilão está presente até o último minuto. Por outro lado, há o drama familiar, que coloca a prova tantos questionamentos de Noé, seria o melhor do filme se não ficasse quando chamuscado por essa necessidade de ação a todo custo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s