Cinemateca Francesa

Publicado: abril 26, 2014 em Cinema, Cinematecas
Tags:, ,

IMG_2233A idéia é simples: conhecer todas as cinematecas do mundo. Prazo para cumprir esse plano? A vida toda. Nas próximas semanas posts de algumas que já tive oportunidade de visitar, e a promessa de a cada viagem incluir no roteiro os cantinhos de cinema mais queridos desse planeta. As cinematecas são locais de conservação e preservação de negativos, são bibliotecas do audivisual, além de desempenharem um papel muito importante da difusão de filmes novos e clássicos, resgatando filmografias e oferecendo mostras especiais. São o paraíso de qualquer cinéfilo!

De toda as Cinematecas do mundo, a de Paris é a mais famosa e festejada, por isso os posts começam por ela. Seja por sua importância política nos movimentos de 1968, pela militância cinematográfica dos grandes nomes da Nouvelle Vague, ou por sua estrutura de fazer inveja, La Cinémathèque Française é sempre a primeira lembrança quando se fala em cinemateca.

Hoje o diretor da Cinemateca Francesa é o diretor de cinema Costa-Gavras.

IMG_2232

Foi a primeira fundada no mundo (por Henri Langlois e Georges Franju em 1935), e em 1951 encontrou seu esndereço definitivo no 12th arrondissement de Paris (próximo ao metrô, mas longe do burburinho da região da Torre Eiffel ou da Champs-Elysées). Bem a sua frente um jardim homenageando Yitzhak Rabin. Lá dentro um café delicioso (e sempre movimentado por jovens discutindo cinema e artes), além de 3 salas de cinema (se não me falha a memória) com a mais variada programação de retrospectivas e mostras especiais. Além da costumeira loja de dvds (onde não resisti e voltei com um pequeno box do Wong Kar-Wai), livros e outros artigos do gênero.

 

IMG_2234IMG_2235IMG_2236

O local é exuberante, em especial o museu contando a história do cinema, principalmente pelos figurinos de grandes filmes que estão em exposição. Uma passada rápida traz uma sensação estranha de estar desperdiçando possibilidade de aproveitar tudo com mais tempo, saborear os detalhes. Se cinematecas são o paraíso, a de Paris é o Jardim do Éden das cinematecas do mundo.

IMG_6497

Estive lá em Fevereiro de 2013, mas foi uma passada bem rápido já que queria conhecer o máximo de Paris possível. E a Cinemateca é lugar para se frequentar diariamente, daqueles que deveriam ser lugares cativos mais frequentados que a sala da sua casa. Entre os filmes exibidos à época estavam retrospectivas de Maurice Pialat e Robert Guédiguian, além de clássicos do cinema americano. Ler o livreto com a programação já dá uma sensação de desconsolo por não poder aproveitar tudo aquilo. Mas fica a lembrança daquele local que mistura o simples da decoração com o sofisticado de cada canto que transpira cinema.

IMG_2189

comentários
  1. :De disse:

    Ai, Mi! Que saudades da Cinemateca – e você está certíssimo; eu também dei uma passada muito rápida e deu vontade de voltar sempre… amei passar pela exposição com figurinos e lembrando a história do cinema, sem falar que os atendentes foram muito simpáticos também. S2

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s