Vic + Flo Viram um Urso

Publicado: junho 17, 2014 em Cinema
Tags:, , ,

vic-floVic + Flo Ont Vu un Ours (2013 – CAN) estrelaestrelaestrelaestrela_cinzaestrela_cinza

Todos os personagens parecem carregar o desconforto, o mau-humor. Como se a vida fosse uma desgostosa obrigação. Mesmo onde há bondade, a crueldade é a única forma de simpatia. Tento encontrar no termo “crueldade serena” uma tradução para a construção do cineasta Denis Côté. Seus personagens não são nada queridos, pouco amistosos, porém são formas de demarcar a individualidade, a busca por seu espaço num total desapego à relação em sociedade.

Chegam duas lésbicas a uma região campestre do Canadá (de origem francesa). Vic (Pierrette Robitaille), que já não é tão jovem, e a mais espevitada Flo (Romane Bohringer). São ex-presidiárias, sob observação da justiça que “tenta” participar da reintegração à sociedade.  Mas, não esqueça que um dos temas de Côté é a crueldade, seja ela em pequenas formas (como no pouco amistoso relacionamento com os vizinhos), ou nos acontecimentos capitais do filme.

Côté é muito frio, e competente, em dar tempo ao filme, aos personagens, ao público, todos se acostumam com o universo, a atmosfera, a sensação de terra molhada que o ambiente proporciona. Até que, discretamente, as garras do passado comecem a aparecer. Até lá, já estamos completamente imersos naquele pequeno retrato de sociedade que Côté criou, e todos os elementos convergem de forma serena, por mais brutal que possa ser o final dessa história.

Anúncios
comentários
  1. […] Vic + Flo Viram um Urso, de Denis Côté […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s