O Homem Duplicado

Publicado: junho 18, 2014 em Cinema
Tags:, , , ,

ohomemduplicadoEnemy (2013 – CAN) estrelaestrela_cinzaestrela_cinzaestrela_cinzaestrela_cinza

O romance de José Saramago, sobre a questão da identidade no mundo contemporâneo, nas mãos do diretor canadense Denis Villeneuve se tornou um suspense, com toques sombrios e sobrenturais (tentando imitar David Lynch). Preste atenção em todos os detalhes, procure os mínimos detalhes até entender o quebra-cabeças que explica a relação e idêntica semelhança entre Adam e Anthony, interpretados por Jake Gyllenhaal.

Clones? Sósias? Irmãos? Como podem ser tão idênticos? O filme limita-se a estabelecer um clima de suspense para levantar tais suspeitas, até descambar para essa necessidade de criar a tensão. As mulheres em cena são meras coadjuvantes, tanto a mãe (Isabella Rosselini), quanto as esposas/namoradas (Mélanie Laurent e Sarah Gordon) funcionam como meros trampolins para as conexões da história que tentam embaralhar, antes de explicar.

O tema da identidade inexiste no roteiro, restando essa alternativa, bem mais comercial, de criar mistério sem discutir nada. Bem mais fácil buscar cenas de algum teor lacrimoso e qualquer possitibiidade de dualidade na interpretação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s