História da Minha Morte

ahistoriadaminhamorteHistoria de La Meva Mort (2013 – ESP) estrelaestrelaestrelaestrelaestrela_cinza

Albert Serra era um dos diretores que eu estava adiando em conhecer. Elogios fervorosos de uma minoria, que agora dou razão, e a escolhe deste como o Melhor Filme na Mostra Competitiva de Locarno fizeram, finalmente, “enfrentar” seu cinema.

O cineasta espanhol tem clara predileção por grandes personagens da literatura, neste novo trabalho a abordagem está focada nos últimos dias do sedutor Casanova. Serra guarda uma estranha equação entre dose de doçura (principalmente na abertura, ao som de um violão dedilhado e pessoas à mesa) e momentos escatológicos ou de leves delírios de um Casanova orgulhoso e seguro de si.

O diretor cria a vida rotineira esquivando-se da fama de sedutor, sem lhe faltar com o teor sexual. Porém, o faz de maneira nada glamourosa. A charrete que o leva pelas estradas de terra (num plano-sequencia simples e incrível), o sexo pouco envolvente aos olhos atuais, a frieza e crueldade das mãos ensanguetandas que penetraram, com grandes anéis, a virgem (a melhor e mais cruel cena do filme). Serra desfaz o mito, com a parcimônia e a estranha sensação de estar presente naquela viagem bucólica, com sua narrativa rígida e vigorosa.

Anúncios

Um comentário sobre “História da Minha Morte

  1. Pingback: Indie 2014 |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s