Bem-Vindo a Nova York

Publicado: julho 23, 2014 em Cinema
Tags:, , ,

bemvindoanyWelcome to New York (2014 – EUA) estrelaestrelaestrelaestrelaestrela_cinza

Estou para encontrar um filme tão corrosivo quanto este. Começa com uma “pequena entrevista” de Gérard Depardieu dizendo que não gosta de políticos, estaria justificando o porquê de entrar nesse projeto. A partir daí ele interpreta Sr. Georges Devereaux, que é apenas um codinome para Dominique Strauss-Kahn. Desde a primeira cena o ex-diretor-geral do FMI é deflagrado como um asqueroso viciado em sexo. Reuniões em escritório, orgias em hotéis, num patamar fora de controle.

É a destruição completa da figura pública, Abel Ferrara não poupa Devereaux da exposição vexaminosa em cena alguma. No decorrer do filme vem o caso do ataque a uma empregada de hotel que destruiu a carreira de Strauss-Kahn, que era tido como próximo presidente da França. Ferrara foge dos jornais, da repercussão da mídia. Seu foco é o íntimo da rotina de Devereaux. Não se trata de um estudo de um personagem, mas sim de uma destruição ácid. Desde as discussões com a esposa (Jacqueline Bisset), até os detalhes dentro da prisão (revistado nu pelos policiais, por exemplo).

Òbvio que Ferrara está imaginando diálogos, inventando, mas a construção de um personagem tão asqueroso parece mais crível do que a de qualquer vilão da vida real, que se tenha noticia. Arrependimento não existe, há o que o dinheiro pode comprar, e sua incapacidade de controlar suas investidas. Um homem movido por seu instinto sexual, por mais que esse instinto possa jogá-lo ainda mais na lama. Depardieu e Ferrara juntos perdem qualquer pudor e entregam aquela visão escrota que temos dos políticos mais corruptos, nesse caso o contexto é sexual, mas qualquer outro figurão poderia se colocar num mesmo contexto moral, trocando o sexo por mais fortuna vinda de corrupção.

Anúncios
comentários
  1. […] Bem-Vindo a Nova York, de Abel Ferrara […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s