bempertodebuenosaires

Historia del Miedo (2014 – ARG) estrelaestrelaestrela1_2estrela_cinzaestrela_cinza

O grupo de personagens orbita num condomínio de casas, ao redor de Buenos Aires, cercado por grandes áreas verdes. Isolam-se para se proteger. O jovem diretor Benjamín Naishtat, primeiro longa após alguns curtas premiados em Cannes e Roterdã, trata do medo. Ele é o personagem central, o conjunto de personagens que se interrelacionam são apenas joguetes capazes de criar as mais diversas formas de medo.

Dedsde os moradores burgueses do condomínio, até as empregadas domésticas e seguranças, todos protagonizam pequenos (e sinistros) momentos capazes de causar pânico. O homem nu (na foto) que aparece no pedágio, os apagões de energia elétrica, o medo de perder um ente querido. Naishtat filma com traços de uma atmosfera de terror, lembra a narrativa de Juliana Rojas e Marco Dutra, onde a sensação é de um mal maior prestes a acontecer.

Enquanto a crítica a burguesia é clara, o medo gerando medo, suas “esquetes” vivem mais do argumento que da realização em si. Naishtat tenta filmar o sentimento, consegue oferecer apenas parte das vibrações almejadas.

comentários
  1. Currently it looks like BlogEngine is the preferred blogging platform out
    there right now. (from what I’ve read) Is that what you’re using on your blog?

    Curtir

  2. Indie 2015 | disse:

    […] Locarno, o retorno do argentino O Movimento, de Benjamin Naishtat (Bem Perto de Buenos Aires), de Veneza Hill of Freedom, do celerado coreano Hong Sang-soo. De Tribeca chega Necktie Youth, […]

    Curtir

  3. O Movimento | disse:

    […] vai estabelecendo seu espaço no cinema internacional, após seu primeiro filme (Bem Perto de Buenos Aires) ser selecionado para Berlim, desta vez foi Locarno que exibiui este novo trabalho. Filmado em […]

    Curtir

  4. […] Bem Perto de Buenos Aires [Benjamin Naishtat] […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s