La Sapienza

asapienciaLa Sapienza (2014 – FRA/ITA) estrelaestrelaestrelaestrela_cinzaestrela_cinza

Colocar em palavras um filme de Eugène Green é, cada vez mais, uma forma diminuta de expressar sua incapacidade de traduzir tudo aquilo que o cineasta exibe em seus filmes. Não são sinopses e temas que possam oferecer interesse a um leitor. Seu cinema é outro, complexo e simples. Segue firme com a câmera fixa no rosto dos personagens, em falas nada naturais, sempre encontrando no barroco um porto seguro de onde possa conduzir sua frota de insinuações.

Um casal de irmãos, jovens, e um casal (maduro) que vive crise matrimonial. Eles se encontram, as mulheres decidem ficar juntas, a mais velha abre mão da viagem para cuidar da mais jovem, Partem os homens, um estudante de arquitetura, o outro com sua carreira estabelecida. Viajam pela Itália, a posição de aluno e mestre, primeiramente estabelecidade, segue num ziguezague, porque a troca de experiências está sempre nos ensinando.

Green relaciona dois famosos arquitetos italianos, a seus personagens, precisamos de especialização na área para compreender os meandros. Mas, o filme fica além da relação com a arquitetura, busca nas palavras e no amor, sua beleza abstrata de resgatar sentimentos, confiança, relações. A beleza das edificações não oferece cenas tão singelas como a dos cantores de Fado (em Religiosa Portuguesa), mas a sapiência de cada um deles pode nos tocar hoje, amanha, num revisão futura. Não é filme para acabar ao final da projeção, é para trazermos conosco sempre.

Anúncios

Um comentário sobre “La Sapienza

  1. Pingback: Festival do Rio 2014 |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s