Boyhood – Da Infância à Juventude

Publicado: setembro 23, 2014 em Cinema
Tags:, , , ,

boyhoodBoyhood (2014 – EUA) estrelaestrelaestrelaestrelaestrela_cinza

Um trabalho audacioso de Richard Linklater, na execução. Foram dozes anos de filmagens, com sua filha (Lorelei Linklater), Ethan Hawke, Patricia Arquette, e o garoto, e protagonista (Ellar Coltrane). As crianças foram crescendo com o passar dos anos, os adultos envelhecendo, as passagens de tempo são discretas, acompanham as transformações físicas dos personagens.

O filme é simples, é tão vida. Segue a história de Mason, desde sua infância até o início da faculdade. A vida de pais separados, as dificuldades de rearranjo familiar. O dia-a-dia de escola, professores, colegas de classe, bullying. E os personagens falam, muito, tal como Linklater gosta de seus trabalhos.

boyhood2A trilha sonora indie rock é farta, ajuda a trazer esse clima charmoso, a sensação de assistirmos a um primo, ou vizinho, crescer, com influências que são as mesmas que as minhas, A tradução de boyhood seria algo como “meninices”, e é bem isso mesmo, um filme sobre um garoto, coisas de um garoto, transformações de um.

Da inocência doce de bem jovem, à rebeldia adolescente, os primeiros amores. Linklater troca explosões dramáticas por pequenos momentos que marcam a vida de qualquer um, seu carinho e dedicação são inspiradores, 12 anos para representar as meninices que provavelmente digam muito sobre si. Fica a dúvida sobre quais caminhos o cinema de Linklater deve tomar, Boyhood tem o sabor de resumo de sua carreira, de final de página para uma nova fase. Tomara, ele é, de longe, um dos mais interessantes cineastas americanos da atualidade.

Anúncios
comentários
  1. […] Boyhood – Da Infância à Juventude, de Richard Linklater […]

    Curtir

  2. […] irritante e pedante, eu preferiria Sniper Americano e seu american way of life atualizado, ou Boyhood e a consagração do cinema inventivo de Richard Linklater. Mas, não foi assim, os votantes tem […]

    Curtir

  3. […] Boyhood: Da Infância à Juventude [Richard Linklater] – dispensa comentários […]

    Curtir

  4. […] Boyhood (Richard Linklater) […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s