Dois Disparos

Publicado: setembro 23, 2014 em Cinema, Festivais no Radar
Tags:, , ,

doisdisparosDos Dispáros (2014 – ARG) estrelaestrelaestrela1_2estrela_cinzaestrela_cinza

Mariano (Rafael Federman), um jovem com seus 16 anos, encontra uma arma em casa. Sem pensar, sumariamente, dispara dois tiros contra si. O suicídio não foi bem sucedido. É intrigante como o cineasta Martín Rejtman dá ênfase total, em sua primeira metade, a Mariano, a relação com a família, ou com o grupo musical, a qual ele toca flauta doce, para, na segunda metade, optar por tornar um verão argentino o protagonista de seu filme.

O roteiro segue como um barco à deriva, por mares calmos. Personagens surgem numa transição suave, em dado momento, Mariano inexiste naquela história, dando lugar ao foco na mãe, no irmão e os flertes a uma garota, num casal que vai passar férias na praia, etc. Se Rejtman já não tentava assumir nenhum tema central para seu filme, nenhum drama em particular, essa guinada abre um leque quase irresponsável de possibilidades, que jamais se fecharão (não que isso seja problema).

A questão é que a maneira como ele lida com as tramas jovens funciona melhor que no caso dos personagens adultos. O humor é incipiente. Rejtman insinua pretender apenas filmar situações, e elas estão interligadas apenas por personagens que, em algum momento, tiveram algo em comum. Não é nem um filme coral, ou até é, mas eles nunca estão ligados propriamente, são vidas que seguem e se encontram. Se intriga pelas opções, não prima por nada além desse conjunto de cenas, que falsamente confundem e pouco dizem.

 

comentários
  1. […] Dois Disparos [Martín Rejtman] […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s