frankFrank (2014 – IRL) estrelaestrelaestrela1_2estrela_cinzaestrela_cinza

Há a quantia exata de estranho e pop necessária para uma banda despertar interesse via youtube, até ir parar no SXSW para tocar. Esse tal indie, desconexo, e ainda assim cativantemente pop. E há ainda o vocalista, Frank (Michael Fassbender) que não mostra o rosto, ao invés disso usa uma cabeça de boneco gigante, 24h/dia.

O filme dirigido por Lenny Abrahamson é, e não é, sobre a nova cena do rock, a relação sucesso x mídias sociais. O filme é sobre seus personagens, e eles passam um tempo, numa casa de campo, para gravar seu primeiro, e experimental disco. O jovem tecladista Jon (Domhall Gleeson) caiu de paraquedas ali, Sua veia nerd-pop não combina com o restante doa grupo, principalmente com a irritadiça (Maggie Gyllenhaal), mas Frank tem esse dom, quase pueril, de aglutinar pessoas, com uma doçura que não encaixa com o tipo de som que produz.

O roteiro é baseado em experiências vividas pelo próprio roteirista, Jon seria um ater-ego seu. Prefiro achar que o mote central não é Frank, pois sua perturbação mental tiraria o brilho do que há de melhor, e sim Jon e seu amadurecimento, as transformações. Porque é impressionante como ele é esnobado por todos, e ainda assim consegue trilhar os caminhos da banda até o SXSW, culminando com os desfechos de cada um dos integrantes. Frank carrega o peso da liderança, do excêntrico, mas é Jon quem dialoga com o novo público, mesmo se a ele falte o mais importante: talento musical.

Anúncios
comentários
  1. […] é como o cineasta indie, Lenny Abrahamson (seu último trabalho foi o estranho e interessante Frank), conseguiu emplacar seu filme com tamanho destaque. Afinal, são 4 indicações ao Oscar, sendo […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s