O Vento nos Levará

Publicado: outubro 14, 2014 em Cinema
Tags:, ,

oventonoslevaraBad ma ra khahad bord / The Wind Will Carry Us (1999 – IRA) estrelaestrelaestrelaestrelaestrela_cinza

Uma equipe de TV passa alguns dias num vilarejo da zona rural do Irã. Pretendem filmar os detalhes do ritual local de um funeral. O povoado não sabe dos propósitos deles, mas os acolhe com simplicidade. Há no vilarejo uma idosa com saúde debilitada, enquanto aguardam (ou torcem) pela morte da senhora, a equipe (mais precisamente aquele que chamam “engenheiro”) se envolve com o dia-a-dia do lugar. Faz barba, vê a vizinha colocar a roupa no varal, acompanha o garoto-guia ao colégio. São pequenas atividades que formam a passagem do tempo, até que mais um dia se esgote.

Abbas Kiarostami retrata essa vida paupérrima do iraniano rural, de terra batida, de uma vegetação seca, cansada. As casas sem pintura, as construções que se amontoam. É tudo precário, e eles vivem. O celular do “engenheiro” toca, e ele precisa ir de carro, ao ponto mais alto do vilarejo, para que possa se comunicar.

Eles não sabem o que é internet, pouco se importam com a globalização. Uma jovem de dezesseis anos passa o dia todo numa caverna, ordenhando uma vaca para os que querem leite. Quais as pespectivas dessa garota? Kiarostami expõe sem agredir, ele traz à tona vidas e cotidianos que simplesmente vivem sem as necessidades e confortos. Seu trabalho é genial por criar, à repetição (quase um documentário), essa pequena sociedade e incorporar o incômodo absurdo dos forasteiros, que se desesperam porque as perspectivas de um funeral parecem cada vez mais remotas.

comentários
  1. […] O Vento nos Levará [Abbas Kiarostami] […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s