Força Maior

Publicado: outubro 24, 2014 em Cinema, Mostra SP
Tags:, , , ,

forcamaiorForce Majeure (2014 – SUE) estrelaestrelaestrela1_2estrela_cinzaestrela_cinza

Um dos filmes mais comentados da temporada. Casal com dois filhos de férias numa estação de esqui, uma pequena avalanche causa alvoroço. O fato desencadeia percepções, reflexões. O diretor Ruben Öustlund abandona o mundo jovem irresponsável de Involuntário para abordar irresponsabilidades dos adultos. O casamento parece desmoronar naquelas férias, as máscaras das “aparências” caem porque o fato desencadeador retorna à tona, a todo instante, como um prego martelando incessantemente.

Öustlund filma as discussões, meio sem jeito, corta as discussões no meio, de forma estranha, quebra o clima resolvendo facilmente os conflitos (ou adiando). Há um ar do cinismo de alguns filmes de Lars von Trier, porém o sueco não tem o dom manipulador do dinamarquês. Precisa expor ao ridículo em alguns momentos, o choque gratuito quando o poder maior está na oratória, nas discussões incansáveis de Tomas (Johannes Kuhnke) e Ebba (Lisa Loven Kongsli), na insatisfação conflitante. E quando todas as cartas estão expostas à mesa, as feridas sangram de forma pulsante, eis que Öustlund resolve sua história com um epílogo, descabido, desnecessário, que comprova o quanto o diretor já estava desperdiçando em sua construção das tensões matrimoniais.

comentários
  1. […] Força Maior [Ruben Ostlund] – prêmio do juri em Un Certain Regards, e um dos filmes mais comentandos do ano […]

    Curtir

  2. […] a tentativa de renovação, um cineasta jovem cujo filme anterior fez sucesso no festival com Força Maior (antes dirigiu Sem Querer), por outro lado, ele também faz parte dessa leva de diretores da grife […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s