A Ilha dos Milharal

Publicado: outubro 30, 2014 em Cinema, Mostra SP
Tags:, , , ,

ailhadosmilharaisSimindis Kundzuli / Corn Island (2014 – GEO) estrelaestrelaestrelaestrela_cinzaestrela_cinza

Abkhazia é uma região parcialmente independente da Geórgia. Com governo independente e reconhecido por poucas nações, a Geórgia tenta retomar a autonomia da região, o conflito segue por anos. Naquela região há um rio que durante a primavera diminui seu volume de água criando pequenas ilhas em seu leito. Numa dessas ilhas que o senhor (Ilyas Salman) e sua filha/neta (Mariam Buturishvili), nunca saberemos, constroe uma pequena casa e plantam milho para o inverno.

Silencioso e quase documental, o filme que venceu o Globo de Cristal (prêmio máximo do Festival de Karlovy Vary) se encarrega de envocar o minucioso trabalho de construção do casebre de madeira, arar a terra, pescar. O convívio mudo entre os dois, o rio, e os pássaros. O milho cresce, e barquinhos com militares dos dois lados do conflito observam o pequno milharal. O diretor Giorge Ovashvili alterna enquadramentos, explora detalhes, cria tensão com a jovem que começa a florescer e os militares que babam no rastro feminino ali presente.

Como pano de fundo o conflito, as raras falas se dividem em pequenos dialetos, enquanto o milho cresce, o inverno se aproxima, e a jovem amadurece. Ovashvili estabelece cumplicidade entre público e a singela vida daqueles dois, o tempo de chuva se aproxima, o som dos disparos entre os militares por entre a mata. Político e delicado, virtuoso e modestom, e ainda capaz de esbanjar a beleza da região sem sair de um pequeno cubículo espaço de terra cercado de água.

comentários
  1. Tangerines | disse:

    […] como A Ilha dos Milharais, o filme foca nos conflitos étnicos na Georgia (Abecásia, Ossétia do Sul). Russos, chechenos, […]

    Curtir

  2. Indie 2015 | disse:

    […] por Martti Helde pode ser interessante. E para quem ainda não viu na última Mostra SP, tem A Ilha dos Milharais, que ganhou a edição de 2014 de Karlovy […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s