Jauja

jaujaJauja (2014 – ARG) estrelaestrelaestrelaestrela_cinzaestrela_cinza

Sem dúvida o mais ambicioso trabalho de Lisando Alonso. Ele novamente revista o sul gelado argentino, dessa vez os personagens partem na busca, de um local mitóligico, que muitos tentaram encontrar, mas ninguém voltou de lá para contar. O protagonista é um militar dinamarquês, da época das caravelas, Gunnar Dinesen (Viggo Mortensen), que viaja com sua filha adolescente, nessa expedição por Jauja.

A caracterização de filme de época, o espanhol carregado de sotaque de Mortensen, os personagens levemente asquerosos que orbitam a região. Nada causa tanta estranheza quanto a viagem delirante, talvez incompreensível, que guarda elementos do mundo fantástico. Uma espécie de filme-enigma proposta pelo cineasta argentino, que continua com seu trabalho de longos planos estáticos, de explorar a natureza à sua volta, de ritmo cadenciado, dessa vez explorando a janela (4:3), e a fotografia, no intuito de dar impressão de uma fotografia antiga.

Tamanha ambição técnica, e virtuosismo fílmico, passam a ser mais importantes que a própria expedição. Afinal, o militar abandona o objetivo para encontrar a filha que fugiu com um soldado. Alonso cria um faroeste arcaico, cheio de desconexão de personagens enigmáticos, Jauja como um sujeito oculto, o inebriante que tenta confundir e pouco dizer. Alonso não parece perder o controle, como também não faz questão nenhuma de buscar a lógica. Os personagens são movidos por seus instintos, por diálogos que confundem, mas deesnvolvimento sob um cinema de alto vigor em estilo.

Anúncios

Um comentário sobre “Jauja

  1. Pingback: Cahiers du Cinema e Sight & Sound |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s