As Maravilhas

asmaravilhas

Le Meraviglie (2014 – ITA)  estrelaestrelaestrelaestrela_cinzaestrela_cinza

Em seu segundo longa de ficção, Alice Rohrwacher permanece com a ótica da sensibilidade feminina. De alguma forma me lembra Sofia Coppola, por incorporar elementos/sentimentos de sua vida/experiência em seus filmes. Aqui ela empresta sua infância, seja a região onde morou, seja o modo de vida da família, ou até mesmo a nacionalidade imigrante do pai.

O patriarca (Sam Louwyck), sujeito durão, mora numa casa cheia de mulheres, suas filhas, a esposa (Alba Rohrwacher), e até sua irmã. Ele, alemão, fala com suas mulheres em italiano, ou francês. Juntos tocam o apiário, de forma artesanal. Tempos difíceis, sob o foco central na filha adolescente, Gelsomina (Maria Alexandra Lungu) – referência a Fellini não para por ai – a diretora italiana cria essa fábula áspera, adocicada não só pelo mel que lambuza as meninas, principalmente pela forma como Gelsomina absorve e observa o mundo. A forma como trata seus sonhos, como a família ajeita, entre as dificuldades (o pai que tenta ser dócil ao sej jeito, as noites de verão em que dividem a mesma cama no quintal).

Gelsomina vive a puberdade, instintivamente busca sua liberdade, a aspiração pelo amor e outros sentimentos caro à idade. Alice Rohrwacher navega pelos turbulentos mares da crise econômica, do brega que domina a tv italiana (Monica Bellucci em aparição de quase uma Iemanjá do Mediterrâneo), e de como essa menina feminina tem que lidar com o mundo agrícola, com seus devaneios, o mundo. A diretora busca a essência da família, sabe-se lá se da sua exatamente, ou não, mas estamos no âmbito familiar, imersos aos olhares femininos que sonham, que fantasiam, e enfrentam a dureza dessa vida.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s