O Pequeno Quinquin

opequenoquinquin

 

P’tit Quinquin (2014 – FRA) estrelaestrelaestrela1_2estrela_cinzaestrela_cinza

A estranheza começa com Bruno Dumont, e seu cinema vigoroso e difícil, de aspectos religiosos fortes e antagônicos a seus personagens esquisitos, pudesse assumir uma minissérie para a tb. Se torna ainda mais impensável por ser uma trama policial, vários corpos humanos encontrados dentro de vacas. E, para piorar, uma comédia. Bruno Dumont numa comédia?

Por mais incrível que pareça, tudo isso converge num típico trabalho de Dumont. Seu cinema está presente, em todos os planos, seja na estranheza de personagens que agem como deficientes, ou com cacoetes repetitivos (que até ultrapassa limites e exagera na dose), seja no habitar bucólico (aqui o nordeste francês, a beira do Canal da Mancha), ou nas questões da religiosidade e marginalidade, que, novamente, se encontram em seus filmes.

Quinquin é um garoto que, com sua turma, apronta mil, e estão sendo acompanhando as investigações da dupla de policiais mais estranha que se tem noticia. Mancos, com diálogos que pouco fazem sentido, e métodos investigativos nada contundentes, eles vivem o clima do local, enquanto mais corpos são encontrados de forma bizarra.

Dumont vai emprestrando sua visão peculiar da França, do mundo pop, ao racismo e esse relaciomento com imigrantes das colônias africanas, além do aspecto marginal de seus personagens, essa coisa dos pequenos golpes, ou do ar matreiro. Porém, sua comédia abusa dos exageros, da quantidade de personagens que beiram, ou são literalmente, deficientes mentais, dos trejeitos que se tornam divertidos pela recepção, mas acotovelam-se pela necessidade de rir do ridículo, do estranho, do irracional.

Anúncios

Um comentário sobre “O Pequeno Quinquin

  1. Pingback: Cahiers du Cinema e Sight & Sound |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s