Smoking / No Smoking

smokingSmoking / No Smoking (1993 – FRA) estrelaestrelaestrelaestrelaestrela_cinza

Da mera decisão de fumar, ou não, um cigarro, surgem dois filmes e tantas inúmeras possibilidades a partir das escolhas de cada personagem. Primeira adaptação de Alain Resnais de uma peça teatral de Alan Ayckbourn, com contribuição no roteiro do casal Agnès Jaoui e Jen-Pierre Bacri, os filmes brinca com o “e se”, sempre retomando de algum ponto da história com uma nova escolha de algum dos personagens.

Cenários artificiais e que se repetem o tempo todo, apenas depois atores contracenando. Sabine Azéma interpreta os femininos, enquanto Pierre Arditi os masculinos. Surgem triângulos amorosos e os mais diversos finais (felizes ou tristes) através de escolhas triviais ou não. É delicioso como de uma brincadeira possam surgir tantas maneiras de interpretar comportamentos cotidianos e o quanto os personagens podem crescer dentro dessa dinâmica, afinal, mudam as esolhas e os rumos, jamais as características de cada um.

Em Smoking o cigarro está presente integralmente, o tom é mais dramático. Em No Smoking os cigarros ficam de lado, o aspecto romântico é privilegiado. Todas as histórias partem de seu ponto de partida para depois serem enxergadas 5 semanas adiante, e depois mais 5 anos. Os desfechos ocorrem na Igreja, sob velórios, casamentos, visita ao cemitério, ou aniversário de 50 anos do colégio, não importa a ocasião, um casal de personagens se reencontra, até que a história volte ao passado e permita uma nova variação capaz de brincar com o destino de todos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s