O Abutre

oabutreNightcrawler (2014 – EUA) estrelaestrelaestrelaestrela_cinzaestrela_cinza

Freelancers alucionados por imagens chocantes, que possam ser vendidas aos noticiários de tv, e assim levantar uma boa grana. Grata surpresa a estreia na direção do roteirista Dan Gilroy, a óbvia critica ao show de horror que se tornou o sensacionalismo do jornalismo televisivo, ávidos por casos policiais, traz a tona os limites da ética, do bom senso, e da privacidade. Mas o filme não é só isso.

A noite, escura, profunda, fosca, explorada estilosamente pela fotografia de Robert Elswit, se torna o palco para a alucinante vida de Louis Bloom (Jake Gyllenhaal). Um sujeito exemplar na arte de não ter excrúpulos. Filho prodígio da internet, sem estudos, foi na rede que ele aprendeu técnicas de negócios, discursos empreendedores e os demais traquejos assustadores com que conduz suas relações em sociedade. Um Gyllenhaal alucinante, de olhares obcecados e uma sede de abutre sob a carniça da noticia entre tiroteiros, acidentes de carro e assaltos com vítimas.

Se o filme é manipulador, talvez picareta, consegue imprimir tensão em sequencias de suspense e perseguição, com timing e dramaticidades equivalentes à persona do freelancer sedento por ocupar seu espaço. Novamente a mídia transformando, catapultando comportamentos caóticos, esquizofrênicos, repugnantes. Gilroy provoca a grande mídia com as discussões éticas nas salas de edição, com Rene Russo desesperada por novos “furos”, é verdade que Gilroy não consegue absorver todos os personagens, não permite o outro lado, seu filme só dá lugar aos abutres, aos rastejantes nortunos (do título original), ainda assim funciona hermeticamente no mundo de exageros repugnantes que constrói.

Anúncios

Um comentário sobre “O Abutre

  1. Pingback: Top 10 – 2014 |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s