Êxodo: Deuses e Reis

exodoExodus: Gods and Kings (2014– EUA) estrelaestrelaestrela1_2estrela_cinzaestrela_cinza

De carona nas diversas versões, e discordâncias, da vida do personagem bíblico Moisés (Christian Bale), o cineasta Ridley Scott apresenta mais um de seus filmes épicos, de cenas majestosas e grandiosas. A primeira metade é enfadonha, a relação fraternal entre Moisés e o futuro faraó do Egito Ramsés (Joel Edgerton) carrega a narrativa de sequencias e diálogos que sofrem de uma dramaticidade emplastada.

O filme entra no ritmo quando Moisés descobre sua origem, vai viver como pastor numa zona rural, até Deus (na figura de um menino) lhe pedir que ele comande a libertação do povo Hebreu (escravos dos egípcios). Quando surgem as 10 pragas que o 3D mostra a que veio, a invasão de insetos, sapos, dá dimensão do horror, da fome, do desespero.

Por mais que Deus esteja nos diálogos, nas aparições, Scott e sua equipe suavizam sua presença, sua adaptação livro bíblico traz elementos da ciência, ou possibilidades menos “espetaculares” dos fatos. Principalmente na abertura do Mar Vermelho, o cajado é substituído pela espada, Moises como um verdadeiro soldado, maas é espetacular toda a sequencia de perserguição e cruze do Mar Vermelho. Seja na força das armas, na chegada das bigas egípcias, na abertura das águas.

É novamente a necessidade de tornar fatos históricos em filme de ação, ou personagens não necessariamente dessa estirpe, ainda assim Scott entrega um produto que utiliza bem todas suas escolhas, licenças poéticas, e se aproveita dos recursos técnicos em prol do cinema, mesmo que tudo isso fique concentrado na hora final desse filme quase interminável.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s