Onde Fica a Casa do Meu Amigo?

ondeficaacasadomeuamigoKhane-ye Doust Kodjast? / Where is the Friend’s Home (1987 – IRA) estrelaestrelaestrelaestrelaestrela_cinza

É só um filme sobre um garoto à procura da casa de seu amigo, querendo devolver-lhe seu caderno. Ou, pelo menos, é com essa simplicidade que Abbas Kiarostami vende seu filme. O garoto aflito com o risco do amigo ser expulso da escola, se novamente retonar sem o caderno, parte em busca de encontrar sua casa. Sequer sabe o endereço, age no impulso carregado de boa-vontade e solidariedade.

Kiarostami segue os passos do garoto por pequenos vilarejos. O tom é quase documental. O garoto mais que persistente, encontra idosos, crianças, adultos que não lhe dão atenção, é repreendido pela mãe. Nesse tomo de simplicidade que o cineasta iraniano estabelece a relação de seu cinema com a vida cotidiana do iraniano. A pobreza, os costumes tradicionais, o ritmo pacato, os esforços físicos. É um filme sobre este garoto e seu gesto nobre, mas, acima dele está a percepção de Kiarostami em expor ao mundo como vive seu povo, nas profundezas de sua câmera sincera.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s