O Ano Mais Violento

oanomaisviolentoA Most Violent Year (2014 – EUA) estrelaestrelaestrelaestrelaestrela_cinza

Sem dúvida um dos melhores filmes da temporada do Oscar, e acabou renegado a algumas indicações, em consequência, um público menor terá a oportunidade de ver o novo trabalho de J. C. Chandor. Em seu terceiro filme, Chandor demonstra sinais de uma carreira encorpada à vista. Depois de dar ritmo ao sofrimento solitário do náufrago Robert Redford em Até o Fim, o cineasta volta ao mundo corporativo que o lançou em Margin Call.

Foco no comércio de combustíveis, início da década de 80, praticamente um cartel de mafiosos que não permitem que empresas pequenas, como a do imigrante Abel Morales (Oscar Isaac) possam crescer. Assalto de caminhões, ameaças à família, as técnicas comerciais são agressivas. O filme é interessante em traçar um perfil honesto de um executivo, até onde essa honestidade possa ser mensurada e subjetiva. Abel se faz de justo, correto, íntegro, ainda que sua empresa tenha negócios, ou contabilidade, escusa. A ética de cada um permite arbitrariedade.

Chandor revive os filmes de máfica, apenas na atmosfera, enquanto explora a fotografai fúnubre, os diálogos em que os cortes tiram de cena os participantes. A esposa (Jessica Chastain) que tenta ser o alicerce, ou o diabinho que fica no ombro provocando, questionando os limites éticos. É um filme sofisticado, estiloso. Que cadencia o ritmo à conduta de Abel, seja no olho-no-olho além do necessário, seja na ânsia cega de proteger seus negócios, ou de ser justo, por mais que essa justiça seja baseada numa moral dúbia. Favorito a figurar entre os melhores do ano.

Anúncios

Um comentário sobre “O Ano Mais Violento

  1. Pingback: Top 25 – 2015 |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s