Maidan: Protestos na Ucrânia

File photo of smoke rising above burning barricades at Independence Square during anti-government protests in KievMaidan (2014 – UCR) estrelaestrelaestrela1_2estrela_cinzaestrela_cinza

Quando começaram os protetos anti-Rússia, pró- União Européia, na praça Maidan, em Kiev, o cineasta Sergei Loznitsa correu com sua câmera para o local. Ali, passou a registrar o dia-a-dia das manifestações, dos pequenos movimentos de pessoas, até discursos inflamados, o início do confronto com a polícia, violência, bombas. É um registro histórico, importante, Loznitsa se mantem distante, a imagem é fixa, nenhuma entrevista, nenhuma intervenção do diretor.

Há cenas fortes, principalmente no confronto. Há também o hino nacional cantando com fervor, duas vezes, libelo do nacionalismo. Loznitsa registra com amor, certeza que abraça a causa, mas não consegue ir além da sensação de um câmera ligada, esquecida, ao léu, cuja imparcialidade não é exatamente sinônimo de um cinema mediador, ou determinante. Chega até a ser monótono, mas, sem dúvida, é um registro legítimo de mais um massacre de governantes contra o clamor da população.

Anúncios

Um comentário sobre “Maidan: Protestos na Ucrânia

  1. Pingback: Winter on Fire |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s