Pássaro Branco na Nevasca

passarobranconanevascaWhite Bird in a Blizzard (2014 – EUA) estrelaestrelaestrela_cinzaestrela_cinzaestrela_cinza

Gregg Araki volta com seu universo oitentista, de cores mais berrantes e visual muito mais kitsch do que a década realmente mereceria. Mas, é este o universo que Araki gosta de desenvolver seus filmes, sempre com temática gay, adolescência, e o sexo como facilitador das relações pessoais.

Dessa vez ele exagera nas doses dramáticas, ou melhor, na caricatura das mulheres. A mãe infeliz (Eva Green) é a própria caricatura da dona-de-casa, o pai (Christopher Meloni) então eleva esse retrato infiel à enésima potência. Porém, o foco é a filha (Shaileine Woodley), descobrindo sua sexualidade, pagando de madura, enquanto sobrevive tranquilamente ao desaparecimento da mãe, sem vestígios. A vida segue, os amigos esquisitos, a faculdade. A mãe como uma sombra de uma lembrança.

Mas, este é mais um indie americano, a trilha fofa está sempre presente, o ar lúdico, a neve caindo em ritmo lento. São apenas losers, com o mesmo peso dramático de qualquer filme de Sundance. Até o final revelador do paradeiro da mãe, com todas as pitadas possíveis do cinema de Araki. Sem dúvida, um trabalho coerente a sua carreira, isso não perdoa essa criação de personagens tão perfeitos para seu filme, tão impossíveis ao mundo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s