Mad Max – A Trilogia

madmaxMad Max – A Trilogia

Em breve chegará aos cinemas o novo filme da saga australiana apocalíptica de Mad Max. Mesmo 30 anos após o lançamento do último filme, o diretor George Miller é quem está à frente desse quarto capítulo. Momento propício para, como eu fiz, rever estes filmes que permearam a adolescência, que preencheram tardes. De dar de cara com a juventude de Mel Gibson, e, principalmente de perceber que grandes temores futuristas dos anos oitenta ainda nos afligem (ou nos atingem): guerras, o poder do petróleo, riscos de falta de água.

madmax1Em 1979, Mad Max (estrelaestrelaestrelaestrelaestrela_cinza) aparece com a história de um grupo de motoqueiros arruaceiros colocando terror nas estradas australianas. O policial Max (Mel Gibson) se vê tendo de abandonar, a carreira, e proteger sua família, após “ser jurado” pelo grupo que assola a região com carnificina desenfreada. George Miller filma perseguições inesquecíveis, a violência explícita de filmes de terror, as roupas de couro e metais que amedrontam só de aparecer em cena. É um filme viril, implacável.

madmax2O segundo capítulo é de 1983, Mad Max 2 – A Caçada Continua (estrelaestrelaestrelaestrelaestrela_cinza) absorve o pós-guerra que desestabilizou o mundo. Combustível virou moeda de troca letal, água praticamente o ouro líquido. A sobrevivência algo primitivo, a sociedade regida pela barbárie. Regiões completamente áridas, apenas terra seca e destroços de diferentes tipos de veículos. Max se tornou um vingador solitário, trafega pelas estradas aniquilando marginais. Sua vida não parece ter sentido algum, consumido pela tragédia e necessidade de vingança. Na segunda metade, praticamente uma batalha medieval, um grupo com mulheres e crianças criou uma fortaleza, possuem um caminhão tanque de combustível. Gangues de motoqueiros assassinos querem roubar o caminhão-tanque. George Miller intensifica grandes cenas de batalhas apocalípticas, sempre com máquinas e figurinos metálicos, cria assim um visual próprio, alucinante, enquanto filma visceralmente sequencias empolgantes.

madmax3Além da Cupula do Trovão (estrelaestrelaestrela_cinzaestrela_cinzaestrela_cinza)fecha a trilogia futurista, foi lançado em 1985. Tina Turner é a líder de uma cidade que ainda sobrevive à falta de água. Ela vive conflito com o grupo que produz energia à cidade, e contrata Max para matá-lo. Neste filme George Miller divide a direção com George Ogilvie, e o que se vê é uma grande aventura infanto-juvenil, praticamente um Goonies sem encanto. Perde-se a mão do que estava sendo construído, com exceção da luta mortal na arena, onde o clima dos filmes anteriores permanece intacto. O restante são crianças ajudadas por Max, se metendo em aventuras, acreditando que ele seja o Messias.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s