Quando a Noite Cai em Bucareste ou Metabolismo

Quando-a-noite-cai-em-Bucareste-ou-metabolismoCând se Lasa Seara Peste Bucuresti Sal Metabolism (2013 – ROM) estrelaestrelaestrelaestrela_cinzaestrela_cinza

Últimos dias de filmagem, o diretor (Bogdan Dumitrache) e a atriz do filme (Diana Avramut) conversam no carro, a câmera fixa no banco de trás, só podemos ver parte da nuca deles, um beijo. Corneliu Porumboiu vem discutir as interferências do extra-filmagem num filme. O diretor que adiciona uma cena nua de sua atriz, as discussões, entre eles, sobre sexo, saúde, aspectos culturais, o cinema de Antonioni.

Sempre com longos planos de câmera fixa, Porumboiu brinca de discutir a realização em si. A gastrite do diretor, as cobranças do produtor, essa relação extra-conjugal que surge entre atriz-diretor. A dificuldade entre o filme imaginado por ele, e a forma como ela quer interpretar. São elementos que parecem peças soltas, mas que unidas demonstram a dificuldade da criação, sempre com o estilo questionador de Porumboiu, em cenas de longos diálogos que não tem medo de quebra pelo silêncio. Em seu terceiro longa-metragem, o cineasta romeno continua criando uma interessante filmografia, com marca autoral, e abordagem tão pessoal quanto de uma parte da Europa que tenta se adaptar a essa libertação de fronteiras, com tantas diferenças culturais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s