Paz para Nós em Nossos Sonhos

pazparanosemnossossonhosPeace to Us in Our Dreams (2015 – LIT) estrelaestrelaestrela1_2estrela_cinzaestrela_cinza

Sharunas Bartas estava lá na sessão de abertura do Indie, e quando indagada sobre o que se tratava o filme foi categórico “sobre pessoas”, no máximo conseguiram tirar dele “não há muito a falar sobre”. A economia nas palavras, tão comum na maioria de seus trabalhos anteriores, se prova ser característica do próprio autor.

Em seu mais recente filme, ainda me restam os dois anteriores para compreender melhor os caminhos de sua filmografia, Bartas surpreende pela narrativa mais próxima do usual (claro, dentro do que pode se esperar de seu cinema). Os silêncios são, agora, preenchidos por diálogos, muitos deles. Dramas pessoais expostos por palavras não são o forte de seu cinema, e aqui se repete sua dificuldade.

O próprio Bartas é um dos personagens centrais, o pai da adolescente amiga do garoto que vive num pequeno mausoléu, perto da casa de veraneio da família. Na vizinhança um casal de velhos, bem estranhos, meio brutamontes. Enquanto o pai tenta trazer ensinamentos de vida à filha, ou falar da mãe, a namorada violinista vive seus dramas. Intolerância, violência, Bartas tenta pregar a paz em seu discurso, novamente explorando a beleza da natureza, capaz de criar algumas cenas de beleza estonteante, e aproveitando-se perfeitamente do som que a região bucólica oferece. Mas, enquanto a narrativa silenciosa demonstra força e progredi à maneira de seus melhores trabalhos, as senquencias com diálogos oferecem a fragilidade dos discursos morais corretos de um envelhecimento que troca o questionador pelos ensinamentos morais.

Anúncios

Um comentário sobre “Paz para Nós em Nossos Sonhos

  1. Pingback: Festival do Rio 2015 |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s