Conhecendo o Grande Vasto Mundo

conhecendoograndeevastomundoPoznavaia Belyi Svet / Getting to Know the Big, Wide World (1979 – RUS) estrelaestrelaestrelaestrela_cinzaestrela_cinza

A doce Liuba (Nina Ruslanova) e o esquentado Nicolay (Aleksey Zharkov) pegam carona no caminhão de Michail (Sergei Popov), o destino deles é uma nova cidade prestes a surgir em torno da nova fábrica de tratores que será inaugurada. Por mais que haja grande conexão com o cinema de Kieslowski, dos anos 60-70, em muitos aspectos, o filme dirigido por Kira Muratova não trata de questões políticas. Ao construir, naturalmente, um triângulo amoroso, a cineasta está mais preocupada com questões humanas, com o microcosmos humano.

Nem mesmo o êxodo causado pelas políticas industrais-expansionistas do governo comunista situam-se além de margear a história. Muratova está mais interessada em pontuar a atenção, o carinho, como formas de afeto capazes de contornar relacionamentos, expectativas financeiras, ou qualquer outro empecilho que o filme coloca no caminho dos personagens. Aliás, que bela construção de cada um deles, da explosividade de Nicolay à timidez carinhosaa de Michail, cada um, a seu jeito, tentando manter/conquistar o afeto de Liuba, que mesmo diante da aspereza de uma União Soviética, meio caótica e lamacenta, rude por excelência, mantém o ar sonhador de quem acredita no amor.

Anúncios

Um comentário sobre “Conhecendo o Grande Vasto Mundo

  1. Pingback: O Longo Adeus |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s