O Tesouro

otesouroComoara / The Treasure (2015 – ROM) estrelaestrelaestrelaestrelaestrela_cinza

Corneliu Porumboiu está de volta com outra comédia dramática, eficaz em seu humor peculiar, e altamente crítica à situação política romena pós-revolução de 1989. Um pai (Toma Cuzin) lê histórias de Robin Hood para embalar o sono do filme, nada é colocado ao acaso. O vizinho que lhe pede dinheiro emprestado, uma proposta tentadora. Mas, quem da classe média vive conforto financeiro nos dias de hoje?

Pronto, já estamos inseridos na situação econômica dos países do leste europeu, dentro da zona do euro. Um tesouro que estaria enterrado, desde a 2ª Guerra Mundial, no quintal da casa do avô, de um homem atualmente falido. Desesperado por 800 euros para alugar um detector de metais que auxiliaria na procura.

Por meio do humor seco de Porumboiu, se desenvolve essa caça ao tesouro. O cineasta tece essa pequena fábula moral (estão lá a corrupção do dia a dia, a aceitação de comportamentos morais incorretos, a sede capitalista, por exemplo) e política, estabelecendo as faixas de humor e de conto moral, de seu novo filme, exatamente entre seus dois primeiros filmes (À Leste de Bucareste, mais humorístico, e Polícia, Adjetivo, mais ligado à condutas morais).

Sempre com seus planos longos e fixos, em sua maioria planos gerais, que aproveitam muito bem o extracampo. Porumboiu discute, por meio de linguagem aparentemente tão simples, tantas questões e comportamentos, comprovando ser um dos grandes expoentes desse cinema romeno destacado e curioso.

Anúncios

Um comentário sobre “O Tesouro

  1. Pingback: Top 25 – 2015 |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s