Eu, Você e a Garota que Vai Morrer

euvoceeagarotaquevaimorrerMe and Earl and the Dying Girl (2015 – EUA)

Dentro da jovialidade estética, proposta pelo diretor Alfonso Gomez-Rejon, há inegável proximidade com o público cujos personagens estão dialogando. É um jeitinho moderninho de fazer cinema, com linguajar e inserções gráficas que faciliam a comunicação. O narrador (Thomas Mann) traduz sua vida, enquanto pontua seus medos e dramas adolescentes. Os temas e as abordagens são as mesmas gastas e tão presentes nos filmes de Sundance, onde, aliás, o filme foi o grande vencedor da última edição. Gomez-Rejon quase consegue manter a seu favor esses clichês losers, no último ato o manche escapa, um pouco, de suas mãos.

O garoto se aproxima da menina com leucemia (Olivia Cooke), por insistência da mãe. Há ainda Earl (RJ Cyler), o amigo negro que ele teima em não chamar de amigo. Dividem uma paixão cinéfila onde expressam filmando vídeos caseiros parodiando grandes clássicos do cinema (sim, ao estilo Rebobine, Por Favor). Muito humor, algumas doses de melodrama, e as intrigas adolescentes de sempre.

Deixando as doses emocionais de lado, e a áurea pop carregada, nada mais é que um garoto branco nerd, e cheio de complexos, lidando com os pais, com os amigos da escola e com as paixões adolescentes. Preocupações como levar ao baile, ou como lidar com as consequências de uma piada que só queria impressionar. É o típico narrado com idioma mais jovem, e em sua proposta, funciona. Por outro lado, há personagens esterotipados (maior exemplo, a mãe da garota) ao extremo, e uma falsa divisão de foco entre os três personagens, já que, exceto Greg, os demais são meros coadjuvantes auxiliando-o nas coisas corriqueiras da vida.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s