Chronic

Publicado: outubro 25, 2015 em Cinema, Mostra SP
Tags:, , ,

chronicChronic ( 2015 – MEX) estrelaestrelaestrela1_2estrela_cinzaestrela_cinza

O segredo do roteiro, premiado na última edição de Cannes, é de oferecer detalhes de David (Tim Roth) de forma gradativa, para que o público só consiga compreende-lo melhor quando já estiver bem familiarizado com ele. Enfermeiro especializado em doentes terminais, David é tão dedicado que não parecer ter vida própria além do trabalho.

É outro típico trabalho de Michel Franco, em meio de seus longos planos fixos, o cineasta mexicano apresenta a miséria humana da situação. Explora, pacientemente, e sadicamente, os momentos íntimos dos pacientes (banhos e todo tipo de excreções), enquanto demonstra a indiferença, e sentido de obrigação, dos familiares para com os pacientes.

Franco explora momentos que quase ninguém quer ver, assim como seus filmes anteriores (Daniel e Ana, Depois de Lúcia), o indigesto como fio condutor. Para, paulatinamente, adentrar a vida pessoal e compreender os dramas de David. Poderia ser piegas e bonito, mas não, Franco está sempre em busca do choque entre imagem e reação do público, em causar afastamento, e assim conduz outro de seus filmes rumo à frieza que lhe é peculiar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s