Manila nas Garras da Luz

Publicado: outubro 26, 2015 em Cinema, Mostra SP
Tags:, , , ,

ManilanasGarrasdaLuzMaynila, Sa Mga Kulo Ng Liwanag (1975 – FIL) estrelaestrelaestrelaestrelaestrela_cinza

A epopeia da busca de Julio (Bembol Roco) por sua namorada, Ligaya (Hilda Koronel), é narrada pelo diretor Lino Brocka em tom seco de tragédia. O filme refaz a história de tantos jovens que saíram das pequenas cidades, com o sonho de sucesso e riqueza na capital, e caíram nas garras de aproveitadores baratos. O drama de Julio já começa com a fome, o desmaio nos primeiros minutos de emprego por inanição. Brocka apresenta o crescente desenvolvimento da cidade, por meio da construção de prédios e do trabalho explorados dos empregados braçais. Enquanto isso, demonstra o abuso sofrido por garotas, cuja a família acredita ter saído de casa para um bom emprego e estudos, quando são usadas para prostituição ou trabalho escravo.

O filme de Brocka é duro por ser tão cru e verdadeiro. São personagens simples, que perderam o sonho ao enfrentar tantas dificuldades. Acidentes no trabalho, maus tratos, miséria, não ter onde dormir, não faltam dramas desses emigrantes. Saindo do genérico, Julio procura por Ligaya, segue pistas, e enfrenta todas as dificuldades possíveis. Enquanto Brocka explora a dor dele, e dos que estão à sua volta. Lembra muito o cinema brasileiro da época, cria assim um retrato vibrante, e assolador de uma realidade que não parece ter sido alterada nesses quarenta anos.

comentários
  1. Rogério Silva disse:

    Esse eu vi na mostra de cinema filipino que teve no ccbb há uns anos atrás.
    Belo filme, gostei bastante.
    Eu particularmente prefiro o titulo que deram na mostra: “Manila nas garras de neón”. Eu acho mais sonoro que “nas garras da luz”.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s