Manila nas Garras da Luz

ManilanasGarrasdaLuzMaynila, Sa Mga Kulo Ng Liwanag (1975 – FIL) estrelaestrelaestrelaestrelaestrela_cinza

A epopeia da busca de Julio (Bembol Roco) por sua namorada, Ligaya (Hilda Koronel), é narrada pelo diretor Lino Brocka em tom seco de tragédia. O filme refaz a história de tantos jovens que saíram das pequenas cidades, com o sonho de sucesso e riqueza na capital, e caíram nas garras de aproveitadores baratos. O drama de Julio já começa com a fome, o desmaio nos primeiros minutos de emprego por inanição. Brocka apresenta o crescente desenvolvimento da cidade, por meio da construção de prédios e do trabalho explorados dos empregados braçais. Enquanto isso, demonstra o abuso sofrido por garotas, cuja a família acredita ter saído de casa para um bom emprego e estudos, quando são usadas para prostituição ou trabalho escravo.

O filme de Brocka é duro por ser tão cru e verdadeiro. São personagens simples, que perderam o sonho ao enfrentar tantas dificuldades. Acidentes no trabalho, maus tratos, miséria, não ter onde dormir, não faltam dramas desses emigrantes. Saindo do genérico, Julio procura por Ligaya, segue pistas, e enfrenta todas as dificuldades possíveis. Enquanto Brocka explora a dor dele, e dos que estão à sua volta. Lembra muito o cinema brasileiro da época, cria assim um retrato vibrante, e assolador de uma realidade que não parece ter sido alterada nesses quarenta anos.

Anúncios

2 comentários sobre “Manila nas Garras da Luz

  1. Esse eu vi na mostra de cinema filipino que teve no ccbb há uns anos atrás.
    Belo filme, gostei bastante.
    Eu particularmente prefiro o titulo que deram na mostra: “Manila nas garras de neón”. Eu acho mais sonoro que “nas garras da luz”.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s