aterraeasombraLa Tierra y la Sombra (2015 – COL) estrelaestrelaestrelaestrela_cinzaestrela_cinza

Vencedor do Camera D’or, e mais outros três prêmios da Semana da Crítica, na última edição do Festival de Cannes, o diretor estreante César Augusto Acevedo García conta, com carinho, de sua relação autobiográfica com o filme. E é possível identificar também a proximidade desse drama com a de muitos outros cortadores de cana do interior paulista. O pai abandonou a família, e agora volta (com o rabo entre as pernas) para assistir ao filho, de cama com problemas respiratórios. A esposa e a nora ainda trabalham cortando cana.

O cineasta colombiano filma pacatamente, estilo semelhante ao paraguaio Hamaca Paraguaya (menos poético, mais dolorido). Trata da incomunicabilidade daquela família, cuja matriarca teimosa mantém os homens sobre seu domínio, mas também trata da exploração do trabalho braçal rural, seja pelo abuso dos atrasos do pagamento, ou pela falta de humanidade para com o próximo. Acevedo García usa e abusa de sombras, da fuligem oriunda das queimadas (que agravam a saúde do enfermo), para facilitar o corte da cana.

E, também, da austeridade de planos que dialogam perfeitamente com o ritmo e significado da cenas. Das cores nos momentos em que o avô ensina o neto o canto dos pássaros, ou no peso dos ambientes fechados quando a presença do homem cada vez mais enfermo. Dessa forma, o filme vai construindo um belo conto de sentimentos genuínos, da quebra de barreiras da incomunicabilidade ingênua. E de cenas tão tristes e desesperadoras, e que a maneira singela e lenta de Acevedo García oferecem uma suavidade dolorosa.

comentários
  1. […] A Terra e a Sombra, de César Augusto Acevedo Garcia […]

    Curtir

  2. […] A Terra e a Sombra, de César Augusto Acevedo García […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s